História da ASSEFIN-SP

 
 

Diretoria Executiva 2021-2023

Na oportunidade foi também eleita a diretoria para o período de 1.o de abril de 2021 a 31 de março de 2023.
 

 
 
 
 
 

20º Encontro é marcado por eleição


Assembleia elege diretoria 2021-2023, aprova as contas de 2020 e altera regimento

Realizado em 5 de março de 2021, de forma virtual, o evento reuniu ex-dirigentes, secretários que deixaram suas pastas, assumindo outras funções e alguns que acabaram de tomar posse.
 

Foi realizada uma Assembleia precedendo o 20.o Encontro onde foram aprovadas as contas do ano de 2020 e aprovada uma importante modificação no Regimento Interno, permitindo cidades com menos de 10 mil habitantes participarem dos eventos da ASSEFIN sem a obrigatoriedade de contribuir.
 

 
 
 
 
 

Assembleia de aprovação orçamento de 2021 22 dezembro de 2020


Em 22 de dezembro, fechando o ano de 2020, foi realizada uma festiva Assembleia (pré festas de fim de ano), na qual foi aprovado o orçamento - por unanimidade e aclamação - para o exercício fiscal de 2021. Na oportunidade a Secretaria-Executiva fez um balanço das realizações do ano e contou um pouco do que viria para o ano seguinte. Alguns secretários fizeram suas despedidas, já que não continuariam, outros foram apresentados.
 

 
 
 
 
 

19.o Encontro é totalmente virtual


Evento faz Assembleia concomitante e coincide com o 9.o SGESP, também virtual.
 

Realizado em 24 de julho de 2020, em plataforma virtual, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, O 19.o Encontro de Titulares de Finanças Municipais da ASSEFIN propiciou um ótimo congraçamento entre associadas e convidadas, inclusive com a participação de outras entidades fazendárias.

Na Assembleia, feita na sequência do Encontro, o presidente Manoel de Jesus Gonçalves (Ribeirão Preto) fez um relatório das atividades de seu mandato, as contas da entidade foram aprovadas, assim como foi aprovada a retificação do Regimento Interno com os novos valores da contribuição.


 
 

O 9.o SGESP, evento que sempre abriga os grandes Encontros da associação, teve 7 transmissões de 3 horas cada, entre os dias 22 a 31 de julho de 2020. Mesmo com o novo formato o Encontro não perdeu a tradição de reunir um grande número de secretários, servidores fazendários e docentes do setor, sendo que, neste ano, tivemos a participação de centenas de cidades envolvendo não só o Estado de SP, mas todos os estados brasileiros e o distrito federal.

 
 
 
 
 

4.o Encontro Regional em Olímpia reúne fundadores

Início da quarentena impediu um Encontro maior
 
 

Foi realizado em Olímpia, no dia 17 de março de 2020, o costumeiro Encontro de Titulares de Finanças, após a realização dos cursos do Programa de Capacitação de Servidores Fazendários - PCSF. Assim como o próprio curso, nas vésperas da decretação da Quarentena, não foi possível ter uma realização plena, mas reservou uma surpresa (ia ser maior com a presença de Franca e Barretos).

Estavam presentes, além da anfitriã secretária de Olímpia, Mary Brito, outros 3 fundadores do Fórum, que seria sucedido pela ASSEFIN, os ex-secretários: Roberto Pereira (Araraquara), Roberto Poianas (São Carlos) e o atual secretário-executivo, seu primeiro presidente, Sérgio Nalini (Ribeirão Preto).

Assim foi possível refazer duas fotos históricas com essas pessoas.

 

Fotos acima - Fundação

 

Fotos acima - Encontro Olímpia

 

Fundadores da ASSEFIN - Sérgio Nalini - Roberto Poianas - Roberto Pereira - Mary Brito

 
 

3.o Encontro Regional em Mogi das Cruzes reúne cidades do Alto Tietê

Secretários participam do 1º curso da ASSEFIN e se reúnem em seguida
 

3º Encontro de Titulares de Finanças da ASSEFIN é realizado em 22 de fevereiro de 2020, coincidindo com o primeiro curso da entidade, que lança o Programa de Capacitação dos Servidores Fazendários - PCSF, Secretários de Finanças do Alto Tietê foram conhecer um extrato desse treinamento.

Na oportunidade, em confraternização, é lançado o 9.o Seminário de Gestão Púbica Fazendário - SGESP, que será realizado em 22 e 23 de julho na cidade de Ribeirão Preto, antecedido por duas mensagens especialmente gravadas por personalidades que participam ativamente da reforma tributária.

Foi anfitriã a Secretaria de Finanças de Mogi das Cruzes, que tem como titular Clovis S. Hatiw Lú Junior, evento que contou com a colaboração da Câmara Técnica de Finanças do Condemat - Consórcio dos municípios da região, coordenada por Caio César de Vieira Araujo, secretário de Arujá.

 
 
 
 
 

Itu sedia o 18.o Encontro e a 1.a Assembleia - que muda Regimento Interno


Palestras técnicas e lançamento do programa de capacitação marcam o evento
 
 

Realizado em 27 de novembro de 2019, na histórica cidade de Itu - teve o seu tempo (uma manhã) muito aproveitado. Palestras técnicas sobre Reforma Tributária (Lina Santin), cuidados com ano eleitoral (Paulo Ciofi) e a importância da capacitação do servidor Público (Paulo Galvão), abriram o evento.

Em seguida é lançado o Programa de Capacitação dos Servidores Fazendários - PCSF, que permitirá cursos gratuitos em todo Estado de SP.

É realizada a primeira assembleia geral da entidade, onde é aprovado o orçamento para o ano de 2020, dando ênfase para a entrada do programa educacional.

Também é reformado o Regimento Interno para se adaptar aos descontos na contribuição que foram aprovados na fundação da ASSEFIN-SP e, mais importante, indicar à próxima Assembleia a criação da Associada Convidada, para cidades com baixa população, até 10 mil habitantes como primeira referência, o que não envolveria o direito de voz e voto, mas a participação gratuita nos referidos cursos.

Participaram 14 cidades, veja na foto.

 

Foto Mateus Ferreira

 
 
 
 

ASSEFIN-SP é fundada no 17.o Encontro em Ribeirão Preto


Assembleia funda, aprova Estatuto, Regimento Interno e elege nova diretoria
 

Realizado em 24 de julho de 2019 - o 17.o Encontro dos Secretários de Finanças do Estado de SP certamente foi o mais importante de todos os tempos. Nele, com a realização de uma assembleia convocada para tal fim, foi fundada a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP - ASSEFIN-SP. Além da fundação foram aprovados o Estatuto Social e o Regimento Interno, eleita a diretoria para um mandato de dois anos e aprovado o orçamento para os meses restantes de 2019. Na oportunidade também foram nomeados os representantes regionais da entidade.

 

Foto Mateus Ferreira

 

Parte integrante do Encontro de Secretários, que ocorre todos os anos em julho, na cidade de Ribeirão Preto, acontece também o Seminário de Gestão Pública Fazendária - SGESP, este ano na sua versão (24 e 25/7/2019). Este evento promove palestras e debates sobre tributos municipais, sendo que nesta edição houve destaque às Reformas Tributária e da Previdência, mantendo sua tradição - desde o primeiro, de trazer as últimas novidades da Contabilidade Pública.


O oitavo evento contabilizou 871 participantes de 204 cidades, 14% mais que o ano anterior, com a presença de 142 diretores e secretários de diversas pastas das prefeituras paulistas, sendo 87 da área de finanças, 104 contadores e 23 prefeitos. Em uma pesquisa com respostas de mais de 100 participantes do SGESP, foram feitas dezenas de sugestões que serão avaliadas e levadas em conta, com uma aprovação de mais de 90% dos entrevistados, pelo segundo ano consecutivo, e que também garantem que voltarão em 2020.