ASSEFIN edita resolução para facilitar filiação de novos municípios

ASSEFIN edita resolução para facilitar filiação de novos municípios

Documento isenta esses municípios da primeira contribuição financeira

Em mais um movimento de apoio à gestão fazendária municipal, voltado às prefeituras paulistas, a Associação das Secretarias de Finanças (ASSEFIN) lançou a Resolução 04/2024, permitindo que novos municípios se filiem imediatamente, com a contribuição financeira postergada para agosto de 2025. "A medida visa fortalecer o quadro de associados e ampliar o impacto dos programas de capacitação e suporte já oferecidos pela associação", explica Adriano Luiz Leocadio, Secretário de Finanças de Santos e presidente da ASSEFIN.

Para facilitar a adesão, a ASSEFIN também oferece aos municípios interessados em se filiar documentos que garantem a conformidade com as exigências da Lei de Licitações. Adriano reforça a importância dessa iniciativa: “A troca de experiências entre secretários é essencial. Queremos ampliar esses benefícios para mais municípios, garantindo que todos, incluindo os menores, tenham acesso aos nossos programas de suporte e capacitação, que são os pilares da ASSEFIN. Inclusive, municípios com menos de 15 mil habitantes estão isentos de contribuição financeira."

Adriano Leocadio, presidente da ASSEFIN-SP

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Documentação e Modelos Oferecidos pela ASSEFIN

Para simplificar o processo de filiação e assegurar a conformidade jurídica, a ASSEFIN disponibiliza documentos como o Termo de Dispensa de Licitação por Inexigibilidade, com base no artigo 25 da Lei nº 8.666/1993 e na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações). Esse termo justifica que a filiação associativa, por não se tratar de um contrato de serviço, mas de um acordo institucional de interesse público entre secretarias de finanças, e dada a contribuição de pequeno valor, como é o caso da ASSEFIN, está dispensada de licitação.

A associação conta ainda com pareceres precedentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Uma decisão no Processo nº TC-800380/298/11 orienta os municípios a avaliarem a tradição e a relevância dos serviços oferecidos pela entidade a ser filiada, garantindo que a contribuição seja compatível com os benefícios obtidos.

"Atendendo à exigência do TCESP, temos inúmeros depoimentos que comprovam a relevância da ASSEFIN para as cidades que dela fazem parte", comenta Adriano. "Além disso, mantemos um relatório de atividades que destaca, ao longo de nossa trajetória, a realização de 13 seminários, 29 encontros de servidores e dirigentes e 27 Cafés da Manhã (webinários) em nível estadual. Estamos sempre em atividade."

Outro documento oferecido é o Atestado de Similaridade, que reafirma que os serviços prestados pela ASSEFIN são exclusivos, essenciais e voltados ao interesse público, justificando a contribuição.

.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Para mais informações sobre a filiação e o acesso aos modelos de documentação, acesse a seção "Fale Conosco", neste site, ou entre em contato com a equipe de atendimento pelo e-mail faleconosco@assefinsp.com.br.

Galeria de fotos