Com 50.853 votos, 75,75% dos votos válidos, Fábio Vieira Souza Leite (PSD), licenciado da Secretaria de Governo de Botucatu, foi eleito prefeito da cidade no primeiro turno das eleições deste domingo (6/10/2024). Seu vice-prefeito será André Spadaro, ex-secretário de Saúde.
Fábio Leite, que atualmente ocupa o cargo de 1.º vice-presidente da ASSEFIN, tem uma participação ativa nas atividades de capacitação da entidade, representando a associação e o presidente Adriano Leocadio (Santos) em diversos eventos.
Botucatu está filiada à ASSEFIN desde 24 de julho de 2019, uma filiação promovida pelo próprio Fábio Leite.
Engenheiro e administrador, Fábio Leite tem 46 anos, é casado com Marcella Cecé e pai de Fred e Nina.
Como secretário de Governo, ele foi responsável pela área econômica do município, desempenhando funções semelhantes às de uma Secretaria de Finanças. Desde 2017, Fábio administrou o orçamento da cidade até sua licença, em abril deste ano.
"Conduzi as contas do município nos últimos anos, especialmente para que a Prefeitura tivesse condições de enfrentar os desafios, como a destruição causada pelas chuvas em fevereiro de 2020 e os gastos com a pandemia", explicou Fábio.
O prefeito eleito afirmou que pretende continuar apoiando a ASSEFIN: "Acredito muito na união dos secretários que compõem a associação e no trabalho de capacitação que a entidade realiza. Isso é fundamental para o bom funcionamento das prefeituras, especialmente na gestão fazendária, tributária e financeira", destacou Fábio.
O presidente da ASSEFIN, Adriano Leocadio, comemorou a eleição de Fábio: "É muito gratificante ver um administrador financeiro ser eleito prefeito. Apesar de Fábio ser o secretário de Governo em Botucatu, ele cuidava do orçamento e das finanças municipais. Ele sempre colaborou com a ASSEFIN e, pelo que falou, continuará nos apoiando, o que é excelente", declarou Leocadio.
A ASSEFIN já teve outro de seus membros eleitos prefeito no passado. Hamilton Bernardes Júnior, que foi secretário de Finanças de Campinas, governou o município de Pedreira-SP por dois mandatos.