A manhã do dia 30 de julho marcará a abertura oficial do 14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP, consolidando o evento como um dos mais relevantes fóruns de debate municipalista sobre a Reforma Tributária no país. A cerimônia ocorrerá no Teatro Principal da Universidade Estácio de Ribeirão Preto, com programação intensa das 8h às 12h15. O evento segue até a tarde do dia seguinte, 31/7, às 17h30.
O café de boas-vindas será servido das 8h às 9h. Em seguida, das 9h às 9h30, haverá a solenidade oficial de abertura, com a presença de autoridades locais e nacionais.
A partir das 9h30, terão início os painéis e palestras que compõem a abertura temática do evento, com foco na modernização da gestão fazendária e nos desafios da transição tributária.
Das 9h30 às 10h30, será realizado o Painel I – “A Implantação do Comitê Gestor do IBS: Desafios e Perspectivas”, com a participação do grupo técnico da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), responsável pela construção do modelo federativo do IBS. A mesa será moderada por Alberto Macedo, assessor especial da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo, e contará com os seguintes secretários municipais de Fazenda ou Finanças:
Aurílio Sérgio Caiado – Secretário de Finanças de Campinas/SP (Coordenador do painel)
César Augusto Barbiero – Secretário de Fazenda de Niterói/RJ
Henrique Valentim Martins da Silva – Secretário de Fazenda de Serra/ES
Andrea Riechert Senko – Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro/RJ
Michele Patrícia Roncallio – Secretária da Fazenda de Florianópolis/SC
Segundo Caiado, o painel trará uma leitura estratégica da fase preparatória do Comitê Gestor:
“A construção do Comitê exige grande articulação institucional e técnica. Serão demonstradas as complexidades envolvidas em sua operacionalização futura, que incluirá arrecadação, contencioso e gestão do IBS.”
Às 10h30, está prevista a palestra magna de Bernard Appy, Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, com o tema: “Desafios da Regulamentação e Governança do Novo Modelo Tributário”. Appy abordará a integração dos municípios ao Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a operacionalização do novo sistema de arrecadação e a governança intergovernamental prevista na Emenda Constitucional 132/2023.
Encerrando o programa da manhã, às 11h, será realizado o Painel II – “A atual realidade da securitização de recebíveis”, com a participação de Luis Felipe Arellano, secretário da Fazenda do Município de São Paulo, e Michele Roncallio, secretária da Fazenda de Florianópolis. A moderação será feita por Edilson Pereira de Godoy, secretário de Finanças de Descalvado.
Para o presidente da ASSEFIN-SP, Adriano Luiz Leocadio, que também é Secretário de Finanças de Santos, o SGESP 2025 representa um marco:
“Vamos deslocar a discussão da Reforma Tributária por dois dias para Ribeirão Preto. Teremos Appy, uma Oficina específica da Reforma e ainda esse importante painel com os membros do grupo técnico da FNP. Torna-se um evento imperdível.”
Desde sua fundação, em 2012, a ASSEFIN-SP – Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo tem se destacado pela articulação técnica e política dos municípios paulistas, promovendo anualmente o SGESP como espaço de qualificação e diálogo federativo.
Veja a programação do 14.o SGESP - Dia 30/7 - período da manhã --> aqui
14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP
📍 Local: Teatro Principal – Universidade Estácio de Ribeirão Preto
🎯 Atividade: Palestras Temáticas
🎟️ Entrada gratuita – inscrição válida para os dois dias de evento
📅 Datas:
30 de julho de 2025 (terça-feira)
31 de julho de 2025 (quarta-feira)
🕘 Horários:
Manhã: das 9h às 12h15
Tarde: das 13h30 às 17h30
(em ambos os dias)
Baixe a programação completa do palco central, dias 30 e 31 ⮕ aqui
Link de inscrição --> aqui
🔑 Observações:
A inscrição nesta atividade garante acesso livre às palestras temáticas durante os dois dias do seminário, sem necessidade de nova inscrição por período.
A programação inclui palestras magnas, painéis e debates temáticos com especialistas da área fazendária e autoridades federais, estaduais e municipais.
Participantes inscritos receberão certificado de participação, mediante registro de presença por turno.