A ASSEFIN-SP está apoiando uma pesquisa de mestrado sobre a aquisição e uso dos softwares de contabilidade utilizados nas entidades municipais, nos termos do SIAFIC, caso de prefeituras, câmaras, autarquias, previdência e empresas públicas, o título correto é: "Mapeamento da organização dos softwares de contabilidade pública em entidades municipais".
A pesquisa está sendo desenvolvida pela mestranda Letícia Carrara, do PPGC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação do Professor Ricardo Rocha de Azevedo. Ricardo é um dos orientadores informais dos seminários que a ASSEFIN realiza, principalmente o SGESP, desde o primeiro, que agora está na sua 13.a versão, dias 24 e 25 de julho, em Ribeirão Preto.
A ASSEFIN deverá, assim que a pesquisa for concluída, marcar um Café da Manhã para que os pesquisadores apresentarem os seus resultados, tendo como objetivo, também, discutir a temática de SIAFIC no Brasil, O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, sistem de contabilidade pública que deve ser implantado nos municípios brasileiros.
O questionário não possui identificação dos respondentes ou dos softwares utilizados, mas apenas características gerais. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFU neste setor, garantindo assim a integridade dos dados e informações.
Não haverá controle para verificar quem o responderá, mas os organizadores pedem que sejam profissionais do setor contábil, que trabalham ou prestam serviços em entidades municipais acima descritas, ou seja, equipe contábil, consultores e diretores - ou equivalentes.
O ideal é que os respondentes, além do já informado, atuem em entidades municipais e que tenham conhecimento sobre a organização geral do software de contabilidade em uso.
Para participar da pesquisa, basta responder algumas questões em um questionário eletrônico acessado por este =--> link.