O 29º Encontro Virtual, que será transmitido pelo YouTube no dia 12 de dezembro, retoma sua programação às 13h30, com painéis focados em gestão contábil, reforma tributária e inovações na gestão pública municipal.
A iniciativa da ASSEFIN é levar ao público o conteúdo do excelente encontro realizado no dia 19 de novembro, na ACIRP de São José do Rio Preto, em parceria com a Prefeitura local, Secretaria da Fazenda, e o CRCSP, com apoio do CODEVAR e da AMA, além do patrocínio do BANESTES, da Desenvolve SP e da Metapública.
Embora virtual, as palestras, apresentadas originalmente ao vivo, exploram de forma aprofundada cada tema, mantendo a relevância e aprovação demonstradas pelas dezenas de municípios representados por dirigentes e servidores fazendários.
Confira o que aconteceu na manhã --> aqui e, abaixo, os painéis e palestras que compõem a programação da tarde:
13h30: Plano Plurianual: Cuidados na Elaboração e Importância na Execução Orçamentária – Roberto de Oliveira Jr. orienta gestores sobre como elaborar um Plano Plurianual (PPA) adequado, garantindo sua conexão com a execução orçamentária.
14h10: EFD-Reinf e Distribuição de Receitas – Letticia Gabriela da Silva, secretária de Finanças de Santa Cruz do Rio Pardo, explica a importância da Escrituração Fiscal Digital de Retenções (EFD-Reinf) no planejamento e controle fiscal municipal.
14h50: Reforma Tributária: Avanços e Próximos Passos – José Alberto de Oliveira Macedo analisa os desafios e impactos da reforma sobre os municípios, com ênfase nas mudanças legislativas em curso.
15h30: Reforma Tributária de Consumo - Aspectos Técnicos – Robson Lima, do SERPRO, detalha os aspectos técnicos das propostas, com base nas PECs 45/2019 e 110/2019.
16h10: Reforma Tributária: Modelos Operacionais em Discussão – Álvaro Bahia, coordenador do ENCAT, destaca as mudanças operacionais para os municípios adaptarem suas arrecadações às novas regras.
16h50: Agilizando a Abertura de Empresas – Marco Aurélio Belentani de Carvalho, coordenador da Prefeitura de São José do Rio Preto, apresenta o sistema Facilita, que automatiza processos para empresas de baixo risco.
17h10: Prestação de Contas do 3º Setor – Renan de Lima Teixeira demonstra como a modernização digital tem aprimorado o controle das prestações de contas do 3º setor, com destaque para um sistema reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
O evento se encerra às 17h30, reafirmando seu compromisso em promover a excelência na gestão pública.
Veja as palestras da manhã --> aqui
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo