Depois de dois encontros iniciais, o processo de criação do Fórum Permanente dos Secretários de Finanças do Interior do Estado de São Paulo — o Fórum SeFin — se consolidou no dia 30 de julho de 2013, em Ribeirão Preto, durante o II Seminário Regional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SRCASP), realizado no campus da UNISEB.
Aproveitando o ambiente do seminário, totalmente dedicado à nova contabilidade pública, mais de 20 secretários municipais de finanças se reuniram para discutir desafios e soluções comuns. Entre as cidades representadas estavam Franca, Barretos, Limeira, Campinas, Americana, Santo André, São Carlos, Ituverava e Orlândia, além das já envolvidas desde os primeiros encontros.
Na pauta, além da consolidação do Fórum, entraram temas como desapropriações, precatórios, PASEP e estratégias de arrecadação. O secretário de Finanças de Santo André, Antonio Carlos Granado, impossibilitado de comparecer, enviou uma carta em que destacou: “Constituir esse Fórum enseja não apenas a troca de experiências entre órgãos de mesma natureza, mas também outros importantes movimentos que, isoladamente, cada secretaria ou prefeitura, por maior que seja, não consegue dar conta.”
O encontro também trouxe ajustes ao estatuto provisório, definindo o interior paulista como área de abrangência inicial da entidade em formação. Para o presidente interino, Francisco Sérgio Nalini (Ribeirão Preto), a união mostrava-se fundamental: “Com tantos problemas financeiros enfrentados pelos municípios, somente com uma união forte e a disposição de todos poderemos encontrar soluções práticas que resultem em benefícios concretos para a sociedade.”
Na mesma linha, a vice-presidente Mary Brito Silveira (São José do Rio Preto) reforçou que as dificuldades comuns poderiam ser superadas com cooperação: “Juntos podemos encontrar soluções de forma transparente, sempre focando em resultados positivos para todos.”
Ao final, ficou definido que o 4.º Encontro aconteceria em Campinas, no dia 9 de outubro de 2013, quando seriam votadas as últimas alterações no estatuto e realizada a eleição da primeira diretoria definitiva, com mandato até dezembro de 2015. Também foi deliberado que, até essa data, a diretoria provisória trabalharia pela oficialização da entidade, incluindo a busca de uma sede e a obtenção do CNPJ.
Assim, o 3.º Encontro marcou a expansão e consolidação do Fórum SeFin, já visto como um espaço permanente de cooperação, aprendizado e soluções conjuntas para os desafios das finanças públicas municipais.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo
1º ao 10º Encontro —> aqui
11º ao 20º Encontro —> aqui
21º ao 30º Encontro —> aqui