6º Encontro do Fórum SeFin-SP destaca capacitação e colaboração entre municípios

6º Encontro do Fórum SeFin-SP destaca capacitação e colaboração entre municípios

Evento em Jundiaí supera expectativas em participação e qualidade das discussões

Realizado na Universidade Paulista (UNIP), o 6.º Encontro Estadual do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Fazenda-Finanças do Estado de São Paulo (Fórum SeFin-SP) aconteceu no dia 26 de março de 2014, em Jundiaí, reunindo cerca de 400 participantes entre secretários, dirigentes e servidores fazendários de aproximadamente 40 municípios paulistas.

Servidores e Dirigentes presentes

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi, do presidente da Câmara Municipal Gerson Sartori, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini, e dos dirigentes do Fórum, Francisco Sérgio Nalini e Paulo Galvão.

prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, ladeado pelo Dr. Nalini e o presidente da Câmara, Gerson Sartori, á direita Paulo Timm, do IBAM

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Em sua palestra magna, José Renato Nalini abordou as dificuldades enfrentadas pelo Judiciário na cobrança da dívida ativa e defendeu o aperfeiçoamento da recuperação administrativa, com o protesto extrajudicial como medida eficaz para reduzir ações e agilizar o ressarcimento aos cofres públicos.

Dr José Renato Nalini, desembargador do STJ-SP, na palestra magna, inaugural

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

O evento também destacou o crescimento da rede de cooperação municipal: “Em menos de um ano, passamos de cinco secretários para quase cinquenta. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Paulo Galvão, secretário de Finanças de Jundiaí e presidente do Conselho de Administração do Fórum.

O presidente Francisco Sérgio Nalini ressaltou três conquistas: “A qualidade das palestras, a representatividade de 40 municípios e a consolidação das decisões anteriores, como a formação dos conselhos e o avanço nos estudos dos estatutos”.

Paulo Galvão, à esquerda, e Sérgio Nalini, mimo distribuído no evento,

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

À tarde, os participantes se dividiram em oficinas temáticas, dando continuidade à experiência bem-sucedida do encontro anterior. As mesas trataram de Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), tributos municipais (ISS e IPTU) e gestão de convênios com o Terceiro Setor, com forte adesão de técnicos municipais.
A metodologia prática e participativa foi amplamente elogiada pelos servidores, que destacaram o papel formativo do Fórum na capacitação e integração das equipes fazendárias.

O 6.º Encontro consolidou o Fórum SeFin-SP como referência em capacitação técnica e colaboração entre municípios, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a modernização das administrações tributárias paulistas.

by João Petrasso - estagiário
 estudante de jornalismo

Índice:

1º ao 10º Encontro —> aqui

11º ao 20º Encontro —> aqui

21º ao 30º Encontro   —> aqui

Galeria de fotos