Nos dias 27 e 28 de agosto, o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo) e a ASSEFIN-SP (Associação das Secretarias Municipais do Estado de SP) transmitirão o 13.º SGESP no YouTube. Este evento, que será gratuito e aberto a todos, apresentará uma versão editada e gravada do encontro presencial realizado nos dias 24 e 25 de julho na Universidade Estácio, em Ribeirão Preto. O objetivo é ampliar o alcance das discussões e treinamentos oferecidos aos profissionais da área.
O 13.º SGESP-Virtual oferecerá certificados pela ASSEFIN-SP para todos que registrarem presença pelo link disponibilizado no chat do canal no dia da transmissão. Da mesma forma, o CRCSP, em seu canal, também certificará o evento, conforme veremos.
Esses dias serão dedicados à transmissão virtual do SGESP, utilizando as gravações editadas do evento presencial. Além de proporcionar uma oportunidade para aqueles que não puderam participar do encontro presencial, o CRCSP, além de certificar a presença, também disponibilizará pontuações para o Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).
A programação do evento virtual seguirá o formato do SGESP presencial, respeitando os horários das palestras presenciais. O programa será dividido em dois dias, 27 e 28 de agosto, com sessões pela manhã e à tarde.
Serão 15 painéis com 23 palestrantes, cobrindo as manhãs e tardes dos dias 27 e 28 de agosto.
Educação continuada
O Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) é uma iniciativa do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) que visa manter, atualizar e ampliar conhecimentos e competências técnicas, profissionais e multidisciplinares. Portanto, todos que participarem do evento virtual acumularão pontos no programa, assim como os que participaram do evento presencial em Ribeirão Preto, nos dias 24 e 25 de julho.
A abertura do evento ocorrerá às 9 horas com a presença de autoridades e terá duração de 30 minutos. Em seguida, será apresentado o painel I – Reforma Tributária, das 9:30 às 10:30, com André Horta e Arthur Mattos como palestrantes. O painel II – Gestão Tributária Municipal, apresentado por Antônio José de Almeida Vera, ocorrerá das 10:30 às 11:10. O período matutino se encerrará com o painel III – Taxonomia nas Finanças Municipais, apresentado por Leene Marques, das 11:10 às 12:00.
A transmissão do período da tarde começará às 13:30, com o painel IV – Inovações no Serviço Público, apresentado por Flávio Martins Alves. Das 14:15 às 15:45, o painel V – A Nova Lei de Licitações contará com os palestrantes Willians Kester e Alexandre Di Pietra. O painel VI – O Custo na Contabilidade Pública Brasileira ocorrerá das 15:45 às 16:45, com Rosilene Oliveira de Souza e Giuliano Passos Cardoso como palestrantes. O dia 27 se encerrará com o painel VII – Sucessos em Consórcios Municipais, apresentado por Éder Brito e Carlos Eduardo Alves da Silva, das 16:45 às 17:30.
No dia 28, o evento começará com o painel I – Contabilidade dos Órgãos Públicos Municipais, programado para iniciar às 9:00, com o palestrante Roberto de Oliveira Júnior. Às 9:45, terá início o painel II – Acompanhamento das Metas do Orçamento Público, apresentado por Luciano Aparecido de Lima. Das 10:30 às 11:15, o painel III – Desafios na Gestão Pública Municipal contará com a palestrante Débora Geórgia Tristão. O período da manhã se encerrará com o painel IV – Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no SICONFI, apresentado por Maiara Borges Monteiro, das 11:15 às 12:00.
A transmissão do período da tarde começará com o painel V – Fraudes Fiscais Estruturadas, das 13:30 às 14:00, ministrado por Anderson Félix de Oliveira. Em seguida, das 14:10 às 14:50, ocorrerá o painel VI – Implementação da NFSe – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, apresentado por Hamilton Keiji Iamamulla. O painel VII – Contencioso e Gestão dos Tributos Municipais será realizado das 14:50 às 16:30, com os palestrantes Francielli Honorato Alves, Maria Célia FS Vasconcellos e Rafael Vinches. O evento será finalizado com o painel VIII – Reforma Tributária, das 16:30 às 17:30, apresentado por Rafael Vinches e André Motta Cheutchuk.
Com a disponibilização das palestras gravadas no YouTube, o evento se torna ainda mais acessível, permitindo que um público maior tenha acesso aos valiosos conhecimentos compartilhados. Não perca essa chance de aprimorar suas habilidades e se manter atualizado com as últimas tendências do setor. O 13.º SGESP-Virtual é uma oportunidade única para profissionais da contabilidade e finanças municipais se conectarem, aprenderem e crescerem juntos, contribuindo para o desenvolvimento contínuo e a excelência na gestão pública.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo