O 14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP, que acontece nos dias 30 e 31 de julho de 2025, na Universidade Estácio de Ribeirão Preto, reunirá autoridades municipais, especialistas e técnicos de todo o país em uma programação voltada à qualificação da gestão fazendária e tributária. O evento contará com workshops e oficinas sobre inovações na administração pública, contabilidade, auditoria fiscal e os impactos da Reforma Tributária.
Entre os destaques, está o I Workshop de Orçamento para Vereadores – Da Lei Orgânica à Execução Orçamentária, que será realizado no dia 30 de julho, das 9h às 12h15, no Anfiteatro C (capacidade para 193 participantes).
A responsável pela condução da Oficina será Mary Brito Silveira, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de finanças em importantes cidades paulistas. Mary será acompanhada de dois convidados especiais: Alexandre di Pietra, representando o Legislativo, e Débora Geórgia Tristão, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A proposta da Oficina é capacitar vereadores(as) e assessores legislativos para uma atuação mais qualificada no acompanhamento e na interlocução com o Executivo, com foco na Lei Orgânica, peças orçamentárias, duodécimos, execução orçamentária, índices da LRF, papel da Câmara frente à Reforma Tributária e a fiscalização do IEGM.
Cada cidade associada à ASSEFIN poderá indicar um vereador para participar. Caso restem vagas, elas poderão ser disponibilizadas para outros interessados.
Tópicos conduzidos por Mary Brito Silveira:
🕘 09h00 – 10h55
1. A Lei Orgânica Municipal: a “Constituição local” que define competências e limites da atuação legislativa.
2. As peças orçamentárias: PPA, LDO e LOA – estrutura e prazos do ciclo orçamentário municipal.
3. Quem elabora o orçamento na Prefeitura? – processo técnico e jurídico de elaboração do orçamento público.
4. Transposições, remanejamentos e suplementações – limites e boas práticas na gestão orçamentária.
5. Limites de gastos da LRF – como os índices impactam a elaboração e fiscalização do orçamento.
6. Execução orçamentária: empenho, liquidação e pagamento – as três etapas essenciais da execução da despesa pública.
7. Casos práticos: leis tácitas e repasses – exemplos de repasses automáticos e necessidade de conformidade formal.
8. Duodécimos e os efeitos da Reforma Tributária
🕙 10h55 – 11h35
➡️ Responsável: Alexandre di Pietra
Reflexos da Reforma no papel das Câmaras e boas práticas na gestão dos duodécimos.
9. Fiscalização do IEGM pelo Legislativo
🕚 11h35 – 12h15
➡️ Responsável: Débora Geórgia Tristão
Como o Legislativo deve acompanhar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal e reforçar a fiscalização quando necessário.
Mary Brito Silveira é especialista em gestão pública, com mais de 15 anos de atuação como secretária municipal de finanças em Olímpia e São José do Rio Preto, além de sólida trajetória em captação de recursos e participação em missões técnicas internacionais.
Alexandre di Pietra é contador, advogado, professor e consultor especializado em contas públicas e eleitorais. Atua como Chefe da Contabilidade da Câmara Municipal de Santa Isabel-SP, além de integrar comissões técnicas do CFC e da OAB-SP.
Débora Geórgia Tristão é doutoranda em Administração, mestre em Gestão de Políticas Públicas e possui ampla experiência no setor público, com atuação desde 1988 no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde é referência em contabilidade pública, fiscalização e avaliação da gestão municipal.
📍 Local:
Universidade Estácio – Ribeirão Preto
Rua Abrahão Issa Halack, 980 – Ribeirânia, Ribeirão Preto – SP
Anfiteatro C – 193 vagas
📅 Data:
30 de julho de 2025
🕘 Horário:
Das 9h às 12h15
🔖 Código SGESP:
B31C
🎯 Público-alvo:
Vereadores(as), assessores legislativos e servidores indicados por suas Câmaras Municipais, das cidades associadas à ASSEFIN.
⚠️ Observação:
Para se inscrever na Oficina é obrigatório estar previamente inscrito nas palestras temáticas do salão central.
🔗 Inscrição nas palestras temáticas: --> aqui
✅ Inscrições para presença e certificação na Oficina: --> aqui
📧 Contato para dúvidas: Fale conosco!