Inovação e capacitação marcam a manhã do segundo dia do SGESP 2025

Inovação e capacitação marcam a manhã do segundo dia do SGESP 2025

Debates destacam governo digital, finanças municipais e integração entre gestores fazendários

A manhã do dia 31 de julho no 14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), realizado em Ribeirão Preto/SP, foi dedicada a temas como inovação, governo digital e fortalecimento da gestão municipal por meio da capacitação. No palco principal e nas oficinas simultâneas, especialistas compartilharam experiências e reforçaram o papel estratégico do evento como espaço de atualização técnica e integração dos gestores fazendários.

Paulo Ambrozevicius, representante da Secretaria de Governo Digital e da Prodesp, abriu a programação do período com a palestra Era da Inovação, apresentando casos de transformação digital implementados pelo Estado de São Paulo.

“Foi uma honra poder participar e contar um pouco da história de como fizemos a transformação digital no estado. É muito legal ver o pessoal dos municípios aprendendo, discutindo e trocando sobre governo digital”, afirmou.

Paulo Ambrozevicius

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Na sequência, Thiago Luz, diretor comercial da Prodan, ressaltou a troca de conhecimento proporcionada pelo encontro:

“É um prazer estar aqui, estou aprendendo muita coisa. Também mostramos um pouco do que o Prodan pode fazer para todo o estado de São Paulo e Brasil.”

Thiago Luz

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Para Francisco Sérgio Nalini, secretário executivo da ASSEFIN e diretor-geral do SGESP, o evento cumpriu sua principal missão de capacitar e reunir gestores:

“Estamos com mais de 500 pessoas divididas nas diversas oficinas e no palco principal. Foi uma experiência que valeu, com a subdivisão dos assuntos para que cada participante recebesse informação específica para o seu setor.”
Nalini ainda incentivou os participantes a acompanharem as próximas iniciativas da entidade pelo site da ASSEFIN.

Sérgio Nalini

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Eder Brito, gerente de projetos da Oficina Municipal, encerrou a manhã enfatizando a importância da autonomia financeira das cidades para implementar políticas públicas eficazes:

“Nenhuma cidade vai conseguir fazer a gestão de políticas públicas em nível local se não tiver receita própria, garantindo autonomia política e administrativa. Fortalecer as finanças, os tributos e a contabilidade é fortalecer as áreas meio das prefeituras.”

Eder Brito

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Com representantes de mais de 150 municípios e especialistas de diversas áreas, o SGESP 2025 reafirma-se como um dos principais fóruns de atualização técnica e debate sobre gestão pública fazendária no Brasil.

SGESP Virtual será transmitido pelo YouTube nos dias 10 e 11 de setembro

Com o objetivo de democratizar ainda mais o conteúdo técnico apresentado, a ASSEFIN-SP anunciou que o SGESP terá uma edição virtual nos dias 10 e 11 de setembro, com acesso gratuito pelo YouTube. A programação contará com as principais mesas redondas e painéis realizados em Ribeirão Preto, além de conteúdos selecionados especialmente para as cidades associadas que não puderam comparecer presencialmente.

Saiba mais ⮕ aqui

by João Petrasso - estagiário 

estudante de jornalismo

📝 Ficha Técnica

14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP

📅 Datas:
10 de setembro de 2025 (quarta-feira)
11 de setembro de 2025 (quinta-feira)

Três oficinas de destaque com exibição em formato "ao vivo":

🔹 Oficina de Contabilidade Pública Avançada - (10/09 - 09h às 12h)
🔹 Oficina de Imersão na Reforma Tributária - (10/09 - 13h30 às 17h30)
🔹 Oficina de Auditoria Fiscal Municipal - (11/09 - 09h às 12h e 13h30 às 17h30)

Link de inscrição --> aqui

Galeria de fotos