A cidade de Jundiaí foi palco, no dia 28 de maio de 2025, do 31º Encontro de Servidores e Titulares de Finanças, realizado durante o 1º Fórum Regional de Finanças Públicas, promovido pelo G-11 Finanças — grupo formado por secretários fazendários de 11 municípios paulistas comprometidos com boas práticas de gestão fiscal. O evento, que contou com o apoio da ASSEFIN-SP (Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo), aconteceu no Auditório Campos Elíseos, das 9h às 17h30.
A programação foi marcada por painéis temáticos e palestras técnicas, abordando desde a realidade fiscal dos municípios da região até os impactos da Reforma Tributária, passando por temas como automação de processos, execuções fiscais de pequeno valor e integração regional entre municípios.
Logo no início da manhã, o Painel 1 reuniu representantes de Jundiaí, Louveira, Itatiba, Vinhedo e Várzea Paulista, sob moderação de Valinhos, para discutir os desafios de gestão com poucos recursos e controle de despesas. Em seguida, a ASSEFIN apresentou a palestra “Reforma Tributária: o que os municípios da região podem fazer para sair na frente?”, destacando ações práticas para uma transição segura e eficiente.
Ainda pela manhã, o Painel 2, moderado por Vinhedo, trouxe experiências sobre transformação digital nas finanças municipais, com a participação de Campo Limpo Paulista, Campinas, Jarinu e Valinhos, que apresentaram soluções em automação e integração de sistemas.
Durante a tarde, o foco se voltou para alternativas à judicialização nas execuções fiscais, em palestra conduzida por especialistas da ASSEFIN. O Painel 3, moderado por Campinas, debateu cooperação regional e parcerias intermunicipais, enquanto o Painel 4, encerrando o evento, abordou o PPA como instrumento de planejamento estratégico para os próximos quatro anos, destacando inovação, participação social e integração entre planejamento e finanças.
O fórum também contou com palestras da Procuradoria Fiscal de Jundiaí e do secretário de Fazenda da cidade de São Paulo, Luis Felipe Vidal Arellano, que discutiram as mudanças na rotina fiscal e os novos papéis dos municípios no cenário pós-Reforma Tributária.
Segundo Jones Henrique Martins, organizador do evento, “o fórum foi uma oportunidade valiosa para fortalecer o diálogo regional, estimular inovações e promover a cooperação técnica como estratégia para enfrentar os desafios fiscais dos municípios paulistas”.
Rebeca Leardine Quijada, Secretária da Fazenda de Valinhos e representante da ASSEFIN no evento, também elogiou a iniciativa:
“Essa ação do secretário Jones é fundamental e se alinha com a missão da ASSEFIN, que continuará promovendo encontros regionais para fortalecer a gestão fazendária e a capacitação dos servidores municipais em todo o Estado.”
Com ampla participação de secretários, procuradores e servidores das áreas fazendárias, o evento demonstrou que o fortalecimento institucional e o compartilhamento de boas práticas são caminhos essenciais para uma administração pública mais eficiente, inovadora e preparada para o novo cenário tributário nacional.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo
1º ao 10º Encontro —> aqui
11º ao 20º Encontro —> aqui
21º ao 30º Encontro —> aqui