Presidente da ASSEFIN prestigia Assembleia da ABRASF e destaca relevância nacional do SGESP 2025

Presidente da ASSEFIN prestigia Assembleia da ABRASF e destaca relevância nacional do SGESP 2025

Evento em Brasília reuniu lideranças fazendárias para tratar dos desafios da Reforma Tributária e eleger nova diretoria da associação

O presidente da ASSEFIN-SP e secretário de Finanças de Santos, Adriano Luiz Leocadio, esteve presente na 2.ª Assembleia Geral Ordinária de 2025 da ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais), realizada de 25 a 27 de junho, em Brasília (DF). O encontro foi um dos mais relevantes do ano para as administrações tributárias municipais, reunindo secretários, especialistas e representantes de órgãos federais para debater os impactos e os caminhos da Reforma Tributária em fase de regulamentação.

Durante o evento, Michele Roncalio, secretária da Fazenda de Florianópolis (SC), foi reconduzida por unanimidade à presidência da entidade para o biênio 2025–2027, reafirmando sua liderança no cenário nacional. A nova diretoria eleita também conta com representantes das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Campo Grande, Rio Branco e outras cidades estratégicas para o debate federativo.

Michele Roncalio

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

A programação incluiu a 71.ª Reunião da Câmara Técnica Permanente (CTP) e debates técnicos com participação de nomes como Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda; Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP; e Suzana Braga, subsecretária do Tesouro Nacional. Os temas variaram desde a regulamentação do Comitê Gestor do IBS, a adesão à Nota Fiscal Nacional e os impactos da reforma na CAPAG, até a discussão sobre securitização de recebíveis e a modernização da contabilidade pública municipal.

Para Leocadio, a participação na Assembleia foi uma oportunidade não apenas de atualização técnica, mas também de articulação institucional.

“Foi uma honra participar da 2.ª Assembleia da ABRASF. Além de debatermos questões estratégicas para o futuro das finanças públicas municipais, aproveitamos para divulgar o SGESP 2025 entre os principais gestores do país, posicionando o seminário como uma das principais agendas nacionais da área fazendária”, afirmou.

Adriano Leocadio

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Segundo ele, a presença da ASSEFIN no evento também reforçou o convite a outros secretários municipais para se engajarem na programação do 14.º SGESP, que acontece em 30 e 31 de julho, em Ribeirão Preto.

“Agora é preparar o terreno para receber nossos colegas e técnicos em Ribeirão. Teremos momentos de aprofundamento intenso e discussões fundamentais para enfrentarmos os próximos passos da reforma com preparo e cooperação”, concluiu.

2.ª Assembleia Geral Ordinária de 2025 da ABRASF

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

A Assembleia da ABRASF reafirma o papel da associação como fórum privilegiado de construção coletiva entre as capitais brasileiras, e sua articulação com entidades como a FNP, o Tesouro Nacional e o Ministério da Fazenda contribuem para garantir que a voz dos municípios seja ouvida na construção do novo sistema tributário nacional.

Galeria de fotos