Durante o 14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP, que será realizado nos dias 30 e 31 de julho de 2025, na Universidade Estácio de Ribeirão Preto, a ASSEFIN e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) promoverão uma importante reunião do Pré-Comitê Gestor do IBS. O encontro ocorrerá no contexto do painel “A Implantação do Comitê Gestor do IBS: Desafios e Perspectivas”, programado para o dia 30 de julho, às 10h, logo após a abertura oficial do evento. Participarão do painel e da reunião:
· Aurílio Caiado, Secretário de Finanças de Campinas, idealizador da reunião em Ribeirão Preto;
· César Augusto Barbiero, Secretário de Fazenda de Niterói (RJ);
· Henrique Valentim Martins da Silva, Secretário de Fazenda de Serra (ES);
· Andrea Riechert Senko - Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio Janeiro, e
· Rodrigo Fantinel, ex-Secretário de Fazenda de Porto Alegre, suplente no grupo.
· Michele Patrícia Roncallio, Secretária de Fazenda de Florianópolis (SC);
Segundo Aurílio Caiado, o painel será uma oportunidade para expor os desafios que o grupo vem enfrentando na fase preparatória do Comitê Gestor do IBS:
“Ele tem exigido um grande planejamento técnico e articulação institucional de todos. Além disso, serão demonstradas as complexidades futuras envolvidas na plena operacionalização do comitê, que será responsável por centralizar a arrecadação, o contencioso e o controle do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”, explica o secretário.
O IBS, novo tributo que substituirá o ISS e o ICMS, representa uma transformação profunda no sistema tributário brasileiro, com impacto direto sobre a gestão fiscal dos municípios.
O presidente da ASSEFIN, Adriano Luiz Leocadio, que também é Secretário de Finanças de Santos, comemorou a decisão do Comitê de se reunir em Ribeirão Preto:
“Nós já vamos receber o secretário especial da Reforma Tributária, Bernard Appy; o presidente do SERPRO, Alexandre Martins, que trará novidades sobre a participação da empresa na Reforma; e teremos ainda uma Oficina específica da Reforma no seminário. Ou seja, vamos deslocar a discussão da Reforma Tributária por dois dias para Ribeirão Preto — torna-se um evento imperdível.”
Adriano lembra ainda que, desde sua fundação, em 2012, a ASSEFIN-SP – Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo se destaca como um espaço fundamental de qualificação, diálogo e fortalecimento da administração fazendária municipal. O SGESP, promovido anualmente, consolidou-se como um dos principais eventos técnicos do país na área, reunindo autoridades, especialistas e gestores públicos para discutir temas cruciais da administração tributária.
Para ele, tanto o painel, com a reunião do Pré-Comitê Gestor da FNP no SGESP reforça o protagonismo dos municípios no processo de transição tributária e destaca a importância do seminário como espaço de articulação estratégica, em um momento decisivo para o futuro da federação fiscal brasileira.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo
📅 Datas e horários:
• 30 e 31 de julho de 2025 (quarta e quinta-feiras)
• Das 8h às 17h30, com café da manhã servido às 8h.
• Local: Salão Nobre (Teatro Principal) da Universidade Estácio – Ribeirão Preto
🗓️ Programação das palestras temáticas:
1.º dia – 30/07
• 9h às 9h30: Sessão de abertura
• 9h30 às 12h15: Palestras temáticas
• 12h15 às 13h30: Intervalo para almoço
• 13h30 às 17h30: Palestras temáticas
2.º dia – 31/07
• 9h às 12h15: Palestras temáticas
• 12h15 às 13h30: Almoço
• 13h30 às 17h30: Palestras temáticas e painéis técnicos