Em um ano decisivo para a gestão fazendária municipal, cidades paulistas e de outras regiões do país têm intensificado o debate sobre a Reforma Tributária e a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Nacional (NFS-e). Nesse cenário, a ASSEFIN-SP tem assumido papel de destaque, promovendo capacitação, moderando arenas em grandes eventos e aprovando medidas estratégicas para ampliar sua base de associados.
Arena sobre Reforma Tributária no Congresso da APM
No dia 27 de agosto, a ASSEFIN-SP será responsável pela Arena 1 durante o 67.º Congresso da Associação Paulista de Municípios (APM), no salão de eventos do estádio Pacaembu, em SP. Nos dois horários da tarde, a associação fará a moderação dos painéis, representada por seu secretário-executivo, Francisco Sérgio Nalini, e por André Motta Cheutchuk, auditor fiscal de tributos, diretor do Departamento de Fiscalização da Receita Tributária na Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin) do município e presidente da Junta de Recursos Fiscais, com sólida experiência em gestão tributária e participação em grupos de trabalho da Reforma Tributária.
Além de co-moderar os debates, André apresentará um retrospecto da Oficina de Imersão da Reforma Tributária, realizada no 14.º SGESP, destacando a necessidade de capacitação e adaptação dos municípios diante do novo cenário tributário.
“A sociedade e as prefeituras ainda não estão 100% prontas para o big bang no sistema tributário. Precisamos concentrar esforços em capacitação, adaptação legal e administrativa, reestruturação das equipes e sistemas, além de estratégias para fortalecer a arrecadação do ISS até 2026. Esse é o caminho para atravessar a transição até 2032 com segurança e eficiência.”
Saiba mais ⮕aqui
ASSEFIN-SP aprova em assembleia medidas de incentivo para ampliar filiações
A Assembleia Geral Extraordinária da ASSEFIN-SP, realizada no dia 30 de julho de 2025, durante o 14.º SGESP e o 32.º Encontro de Secretários, reuniu representantes de 50 municípios paulistas e aprovou, por unanimidade e aclamação, um conjunto de medidas estratégicas para o fortalecimento da entidade.
Novas filiações e incentivo ao crescimento
O presidente da ASSEFIN-SP, Adriano Luiz Leocadio, destacou que a prioridade é ampliar a base de associados: “Queremos que mais cidades estejam conosco, participando ativamente e contribuindo para o fortalecimento da entidade.”
Saiba mais ⮕aqui
Fórum Nacional de Finanças reúne líderes para discutir NFS-e e reforma tributária
O Polo de Tecnologia de Campinas receberá, no dia 28 de agosto, a reunião do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Fazenda e Finanças, reunindo lideranças fazendárias de todo o país para tratar do tema que, segundo Aurílio Caiado, secretário de Finanças de Campinas e presidente do Fórum Nacional, é o mais urgente para as administrações municipais:
“O tema central do encontro é a Nota Fiscal de Serviços Nacional e a necessidade de todos os municípios aderirem a esse padrão de Nota Nacional até o final desse ano. Não há uma relação direta dessa exigência de migração para o padrão nacional e a reforma tributária”, destacou.
Saiba mais ⮕aqui
ASSEFIN-SP reforça atuação técnica e amplia capacitação fazendária em 2025
A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) consolidou, em 2025, seu papel como referência nacional na capacitação e no fortalecimento da gestão fazendária municipal. Criada em 2019, como sucessora do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Fazenda-Finanças, a entidade já interagiu com mais de 540 cidades ao longo de sua trajetória e, só no último ciclo, manteve mais de 400 municípios filiados ou convidados, incluindo localidades com menos de 15 mil habitantes, isentas de contribuição financeira.
Saiba mais ⮕aqui
Com esses movimentos, a ASSEFIN-SP reafirma seu compromisso em preparar os municípios para os desafios do novo cenário tributário e fiscal, fortalecendo a cooperação entre gestores e ampliando o alcance de suas ações. A entidade se consolida, assim, como referência nacional em qualificação fazendária e suporte técnico às administrações locais, garantindo que até os menores municípios estejam prontos para enfrentar as transformações em curso.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo